A divindade de Cristo - final

Amados, após tanto tempo de espero, finalmente chegamos ao fim de nosso estudo sobre a divindade de Cristo. Vimos até o momento,seis evidências que nos são fornecidas pelas Escrituras comprovarmos a Divindade de Cristo, tais como: os títulos atribuídos a Cristo; os títulos que Jesus atribuía a si mesmo; as obras por Ele realizadas; as obras atribuídas à Ele pelos apóstolos; os atributos divinos manifestados por Ele ao efetuar seus 35 milagres (registrados nas Escrituras e as declarações apostólicas em relação à sua pessoa.

Para finalizarmos esse lindo estudo, vejamos agora a mais importante de todas as evidências bíblicas para fundamentar a divindade de Cristo. Portanto, vejamos agora que a divindade de Cristo é confirmada através das declarações de Deus Pai.

Apenas para avisá-los, semana que vem estarei iniciando uma série de estudos sobre a soteriologia, ou doutrina da salvação. Por favor, ao final de cada postagem, deixem seus comentários, suas opiniões, sugestões, etc. Este blog está a serviço do Reino de Deus. Bons estudos!



A divindade de Cristo - parte final

VII. Sua divindade é confirmada pelo testemunho de Deus Pai

Como se não bastasse a confirmação da divindade de Cristo através dos títulos atribuídos a Ele, aos títulos que Ele atribuía a si mesmo, as obras por Ele realizadas, as obras atribuídas a Ele pelos apóstolos, pelos atributos divinos manifestados por Ele ao efetuar seus 35 milagres registrados nas Escrituras, das declarações apostólicas em relação à sua pessoa, podemos também embasar a doutrina de Cristo, através da mais importante dos testemunhos acerca da divindade de Jesus: o testemunho de Deus Pai em relação a pessoa de Jesus de Nazaré.

Podemos verificar nos evangelhos dois eventos em que Deus dá testemunho acerca da divindade de Jesus. O primeiro evento que os evangelhos registram acerca desse fato, encontra-se em Mt 3.13-17 (com referencias em Marcos, Lucas e João), conforme verificado no texto a seguir:

“Por esse tempo, dirigiu-se Jesus da Galiléia para o Jordão, a fim de que João o batizasse. Ele, porém, o dissuadia, dizendo: Eu é que preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim? Mas Jesus lhe respondeu: Deixa por enquanto, porque, assim, nos convém cumprir toda a justiça. Então, ele o admitiu. Batizado Jesus, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba, vindo sobre ele. E eis uma voz dos céus, que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo”(Mt 3.16-17).

Já o segundo evento em que Deus dá testemunho acerca da divindade de Jesus, está inserido no evangelho de Mateus, no episódio da transfiguração, conforme podemos verificar no texto a seguir:

“Seis dias depois, tomou Jesus consigo a Pedro e aos irmãos Tiago e João e os levou, em particular, a um alto monte. E foi transfigurado diante deles; o seu rosto resplandecia como o sol, e as suas vestes tornaram-se brancas como a luz. E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele. Então, disse Pedro a Jesus: Senhor, bom é estarmos aqui; se queres, farei aqui três tendas; uma será tua, outra para Moisés, outra para Elias. Falava ele ainda, quando uma nuvem luminosa os envolveu; e eis, vindo da nuvem, uma voz que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo; a ele ouvi”(Mt 17.1-5)

Portanto, torna-se evidente e totalmente comprovada. Podemos assim afirmar com toda coragem e ousadia a todos a mesma afirmação de Pedro quando indagado pelo Senhor sobre o que ele dizia ao povo acerca Dele: "E, chegando Jesus às partes de Cesaréia de Filipe, interrogou os seus discípulos, dizendo:Quem dizem os homens ser o Filho do homem? E eles disseram: Uns, João o Batista; outros, Elias; e outros, Jeremias, ou um dos profetas. Disse-lhes ele: E vós, quem dizeis que eu sou? E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo". (Mt 16.13-16)

Que toda a honra,toda a glória, seja dada a Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo!!