Estudo devocional 1 - Salmo 15

“1 Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores! 2 Ao contrário, sua satisfação está na lei do SENHOR, e nessa lei medita dia e noite. 3 É como árvore plantada à beira de águas correntes: Dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que ele faz prospera! 4 Não é o caso dos ímpios! São como palha que o vento leva. 5 Por isso os ímpios não resistirão no julgamento, nem os pecadores na comunidade dos justos. 6 Pois o SENHOR aprova o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios leva à destruição!” (versão NVI)


Conforme destacado pela bíblia de estudo pentecostal (pág. 817) e pelo Novo Comentário da Bíblia F. Davidson (pág. 756), este Salmo, juntamente com o Salmo 2, serve como uma introdução ao todo o livro de Salmo, uma vez que fornece ao leitor os dois únicos tipos de pessoas do ponto de vista divino, pessoas estas cujas características de personalidade e comportamento são bem distintas entre si: os justos e os ímpios. Visão esta compartilhada pelo livro de Provérbios (por exemplo em Pv 2.12-20 Pv 4.14-18) e em muitas declarações de Cristo (vistas por exemplo em Mt 7.13-14, 24-27).
Com relação ao comportamento do ser humano Em seu livro, F. Davidson destaca:

“O comportamento de qualquer homem deve, pois, seguir uma de duas direções e aproximar-se de um dos dois padrões. A diferença entre eles, em forma e valor, é expressa nas figuras da árvore e da moinha: a divergência do seu caráter e do seu destino é declarada em termos de uma edificação constante ou de uma completa ruína.” (O Novo Comentário da Bíblia. Pág. 756)

Conforme destacado pela bíblia de estudo pentecostal (pág. 817), o verdadeiros cristãos podem ser facilmente reconhecidos de três maneiras: 1) através das obras que praticam; 2) pelos lugares que frequentam e 3) pelas pessoas com quem eles convivem. O mesmo livro destaca também que é impossível a uma pessoa experimentar de uma forma plena e completa, todas as bênçãos que Deus tem a oferecer, sem que ela evite coisas danosas ou destrutivas a sua comunhão com Deus. Sobre este assunto, vejamos o que o Senhor Jesus declara:

"Vocês são o sal da terra. Mas se o sal perder o seu sabor, como restaurá-lo? Não servirá para nada, exceto para ser jogado fora e pisado pelos homens. Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. E, também, ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Pelo contrário, coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa. Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus". (Mt 5.13-16)

Em sua bíblia de estudo, Finis Dake (pág. 864), destaca que existem três classes de pessoas pecaminosas, a saber:

1. Ímpios
Do hebraico rasha, uma pessoa classificada como ímpia é uma pessoa caracterizada por ser uma pessoa: moralmente errada e injusta aos olhos de Deus.

2. Pecadores
Do hebraico chatta, uma pessoa classificada como pecadora é uma pessoa caracterizada por ser uma pessoa: que ultrapassa os limites da lei, ou seja, que não observa os mandamentos deixados aos homens por Deus.

3. Escarnecedores
Do hebraico luts, uma pessoa classificada como escarnecedora é uma pessoa caracterizada por ser uma pessoa que ridiculariza o evangelho de Cristo e as coisas relativas ao mundo espiritual e ao Reino de Deus.


O salmista Davi, ao se referir as características da vida cristã, ele declara que um verdadeiro cristão (classificado por ele como uma pessoa justa) se caracteriza pelas seguintes características:

1. Dedica-se a obedecer a palavra de Deus
Com relação à verdadeira liberdade que o homem pode usufruir (a liberdade espiritual), a bíblia nos ensina que tal verdade só pode ser descoberta através da obediência aos ensinamentos que Deus deixou aos homens. Sobre este assunto, vejamos o que o Senhor Jesus declara:

“Disse Jesus aos judeus que haviam crido nele: "Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos; E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (Jo 8.31-32).

Ao longo de toda a Escritura Sagrada, vemos que um verdadeiro servo do Senhor não é aquele que apenas ouve a palavra, mas sim que o verdadeiro servo de Deus é aquele que se caracteriza por ouvir e praticar a palavra de Deus em sua vida diária. Sobre este assunto, vejamos o que nos diz o apóstolo Tiago, irmão do Senhor:

“Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos. Aquele que ouve a palavra, mas não a põe em prática, é semelhante a um homem que olha a sua face num espelho e, depois de olhar para si mesmo, sai e logo esquece a sua aparência.” (Tg 1.22-24).

Ao termos tal verdade em nossa mente, e levando em conta o texto em análise, podemos perceber que para verdadeiramente seguir os ensinos de Cristo, e assim ser uma verdadeira luz para o mundo e um verdadeiro sal da terra (Mt 5.13), o servo do Senhor se diferencia dos infiéis, pois ele não anda no conselho deles, isto é, não adota os seus princípios morais, sociais, filosóficos, etc.; não se detém no seu caminho, isto é, não imita as suas práticas do mal; nem se assenta em comunhão com eles, isto é, não toma o propósito de escolhê-los como seus associados.

2. Tem prazer na palavra de Deus
Conforme destacado pela bíblia de estudo pentecostal (pág. 817), a vida cristã não se caracteriza em evitar o mal em sua vida, mas sim na edificação do servo de Deus através das palavras e dos ensinamentos do Senhor.
O servo do Senhor deve ter em mente que a palavra de Deus se caracteriza por ser: 1) lâmpada para os pés e luz para os caminhos (Sl 119.105); 2) a verdade desde o princípio (Sl 119. 160) e 3) a que a palavra do SENHOR é reta (Sl 33.4).

3. Medita constantemente na palavra de Deus
Conforme destacado pela bíblia de estudo pentecostal (pág. 817), a vida cristã é caracterizada por ser uma vida de constante meditação na palavra de Deus, com o objetivo de moldarem seus pensamentos e suas ações. Ao meditarmos na palavra de Deus, podemos nos questionar sobre o andamento de nossas vidas em todas as esferas: espiritual, ministerial, pessoal, familiar, sentimental, econômica, etc.


Com base neste salmo, devo destacar as seguintes atitudes a serem seguidas para que  possamos dar frutos para a manifestação da glória de Deus em nossa vida:
a) Não seguir o conselho de pessoas ímpias,
b) Não imitar a conduta dos pecadores,
c) Não me assentar na roda dos escarnecedores!
d) Dedica-me a obedecer a palavra de Deus
e) Meditar constantemente na palavra de Deus


Fiquem com Cristo
missº Filipe

Nenhum comentário: