Estudo devocional 2 - Salmo 15



Texto: Salmo 15: 1-5

1 Senhor, quem habitará no teu santuário? Quem poderá morar no teu santo monte? 2 Aquele que é íntegro em sua conduta e pratica o que é justo, que de coração fala a verdade 3 e não usa a língua para difamar, que nenhum mal faz ao seu semelhante e não lança calúnia contra o seu próximo, 4 que rejeita quem merece desprezo, mas honra os que temem ao Senhor, que mantém a sua palavra, mesmo quando sai prejudicado, 5 que não empresta o seu dinheiro visando lucro nem aceita suborno contra o inocente. Quem assim procede nunca será abalado!” (versão NVI)


           Este salmo traz ao leitor algumas características vitais para que uma pessoa possa herdar a salvação que o Senhor nos oferece através da pessoa do Senhor Jesus. Segundo o salmista, um servo de Deus, que almeja receber a promessa da salvação eterna e assim morar no Teu santo monte” (v.1), deve ser uma pessoa:


1. Que ande com integridade

          Ao compararmos o versículo 2 do texto acima em uma outra tradução (no caso a versão Almeida Revisada Imprensa Bíblica (versão arib), podemos perceber uma pessoa que anda com integridade nada mais é do que uma pessoa cuja vida é uma irrepreensível aos olhos de Deus e dos homens.



2. Justa

          Uma pessoa justa, nada mais é do que uma pessoa cuja vida é marcada por obras de justiça, obras que trazem bem estar e benefícios aos seus semelhantes, sendo um exemplo de conduta e vida para todos.


3. Que fale sempre a verdade

          Sabemos que Cristo é a verdade (Jo 14.6), e que Nele não habita mentira e que a mentira procede do maligno (Jo 8.4). Desta forma, para que possamos permanecem andando na luz, devemos ser imitadores de Deus (Ef 5.1), tendo nossa vida marcada pela verdade, quer seja em nossos atos, palavras, sentimentos, emoções, etc.


4. Não difamadora

          Devemos nos lembrar que Jesus nos ordenou: “Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem” (Jo 5.44) e que devemos fazer ao nosso semelhante tudo aquilo que nos desejamos que eles nos façam (Mt 7.32). Tendo em mente estes dois mandamentos, não podemos nos tornar pessoas difamadoras, isto é, pessoas que atribuir à alguém algum fato que seja ofensivo à sua reputação (fonte: http://www.advogado.adv.br/artigos).


5. Não fazer mal aos seus semelhantes

          Uma pessoa justa, e nada mais do que uma pessoa que não faz o mal aos outros, mas apenas o bem.

6. Não caluniosa
         
Da mesma forma que não temos o direito de difamar nossos semelhantes para assim podermos atender os dois mandamentos de Cristo acima citados, para que possamos herdar a vida eterna, não podemos ser pessoa que façam calúnias, ou seja, nao podemos ser uma pessoa que faz afirmações falsas e desonrosas a respeito de alguém, inclusive mortos (fonte: wikipédia).

        Com base neste salmo, destaco as seguintes atitudes a serem seguidas para que possamos herdar a vida eterna:
a)   Devemos manter nossa vida marcada pela integridade;
b)   Devemos manter nossa vida marcada por atitudes justas aos olhos de Deus e dos homens;
c)   Devemos manter nossa vida marcada por andar integralmente na verdade;
d)   Devemos nos manter atentos e evitar pronunciar qualquer palavra que denigra a reputação de nossos irmãos e semelhantes;
e)   Devemos nos manter atentos e evitar pronunciar qualquer palavra falsa a respeito dos nossos irmãos e semelhantes;
f)   Devemos nos manter uma vida que honra a fé e a confiança depositadas em nós pelos meus irmãos;
g) De nos manter nossa palavra, independente da situação.

      Meu amado leitor, o desafio que o Senhor nos propõe hoje e muito grande, mas lembremos que o Espírito Santo habita em nós, e nos dará capacidade para atender tais exigências divinas. Oremos a Deus:


     Senhor, Deus da nossa salvação, peço ao Senhor nosso Pai, através do nome do Senhor Jesus, que através da pessoa do Espírito Santo, sejamos moldados, que sejamos aperfeiçoados pelo Teu Santo Espírito, para que possamos verdadeiramente sermos Teus filhos na terra, e assim possamos herdar a salvação eterna. Em nome de Jesus Cristo, amém.


Deus os abençoe.
Missº Felipe


Nenhum comentário: