O principal fundamento da fé Cristã

Após tratarmos acerca da plena humanidade de Cristo, e todos os aspectos relativos a estes tema, fica evidente a importância de tratarmos sobre o outro aspecto de suma importância para a boa compreensão da Cristologia, ou doutrina de Cristo. Por isso, focaremos nossos estudos agora sobre a mais sublime verdade cristã: A divindade de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Mas antes de tratarmos sobre tal assunto, devemos nos lembrar que o maior mistério e fundamento da fé cristã, é a declaração apóstólica de que Jesus era ao mesmo tempo totalmente homem, e totalmente Deus. Havendo assim uma união hipostática (união entre as naturezas humana e divina na pessoa de Jesus). Como podemos perceber no seguinte texto:

15 “E vocês?, perguntou ele. Quem vocês dizem que eu sou? 16 Simão Pedro respondeu: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. 17 Respondeu Jesus: Feliz é você, Simão, filho de Jonas! Porque isto não lhe foi revelado por carne ou sangue, mas por meu Pai que está nos céus. 18 E eu lhe digo que você é Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e
as portas do Hades a não poderão vencê-la." (Mt 16.13-20)


Notemos aqui, que a pedra a qual Cristo se refere, não é pessoa de Pedro como o catolicismo declara, no entanto, se levarmos em conta a versão original do texto em grego, veremos que Jesus utiliza um trocadilho envolvendo duas palavras. Ao dizer: " E eu lhe digo que você é Pedro (no original: "Petros", que significa pedra pequena), e sobre esta pedra (no original: "Petra", que significa rocha maciça, ou rochedo) edificarei a minha igreja" (Mt 16.18).

Assim, podemos concluir que a pedra (no original "Petra", que significa rocha maciça, ou rochedo) indica a verdade que fora revelada anteriormente por Pedro quando este declarou: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo” (Mt 16.16), ou seja, o principal fundamento da fé cristã é a divindade de Jesus de Nazaré, que prometou a todos aqueles que tiverem tal crença: "Eu lhe darei as chaves do Reino dos céus; o que você ligar na terra terá sido ligado nos céus, e o que você desligar na terra terá sido desligado nos céus” (Mt 16.19).

Vale lembrar também, que se quizermos ser verdadeiramente servos de Cristo, devemos focar nossos esforços para defender a sã doutrina de todo e qualquer ataque de heresias. Vemos hoje, que as mais diversas correntes filófico-religiosas, possuem diferentes opiniões acerca de pessoa de Jesus de Nazaré. Enquanto alguns negam sua humanidade (os gnosticos), outros negam totalmente sua divindade (as testemunhas de Jeová). Por isso, nós como discípulos do mestre dos mestres e Senhor dos senhores, devemos compreender todos os aspectos que envolvem esta importante doutrina. Assim, focarmos nossos estudos agora sobre a natureza divina de Cristo.

Por essa razão meu amado, lhe convido a acompanhar comigo outro importante aspecto da cristologia: A divindade do Senhor Jesus

Por
Missº Felipe Dias

Nenhum comentário: